Brincando de comidinha: estimulando uma alimentação saudável nas crianças

Brincando de comidinha é um ritual sagrado em toda infância. Por hora, os pequenos querem reproduzir o que os adultos fazem na cozinha e, nesse faz de conta, não têm a menor noção o quanto esse momento é importante para eles. Antes, esse tipo de brincadeirinha era feita com folhas, grãos, pedras, sementes, etc…

Hoje, os brinquedos educativos em madeira, em formato de alimentos, são os grandes aliados do desenvolvimento psicomotor e social da criançada.

Em 31 de março é comemorado o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. A KforKids é super parceira de ações que venham a estimular uma alimentação saudável na meninada, contribuindo com a sua coleção comidinhas mini chef!

A cozinha é um espaço social. Nela acontecem conversas, trocas, vivências de sabores, cores e cheiros. Além disso, aquilo que é preparado frequentemente é feito para ser partilhado com o outro. Mesmo a comida sendo feita com ingredientes não comestíveis, o importante é o processo vivido.

Brincando de comidinha é uma experiência que permite transformar os ingredientes, combiná-los, separá-los, ver como interagem. Pode-se ainda perceber esteticamente a disposição das comidas, imaginar como são feitas as receitas, descobrir os tempos de cada etapa do fazer…

Essa vivência da temporalidade, das transformações e das interações entre elementos são processos presentes também nas relações humanas. Portanto, brincar de comidinha é extremamente essencial para a evolução interpessoal da criança.

Brincando de comidinha, a criança não compreende só o valor nutricional dos alimentos. Pois, a cozinha também é um lugar lúdico para se passar noções de higiene, bem como culturais e sociais.

Ela pode exercitar o trabalho em equipe e aprender a se integrar da melhor maneira com o grupo. É preciso dividir os utensílios e as tarefas.

Além disso, o manuseio do alimento ajuda a reduzir a timidez dos pequenos mais introvertidos e a desenvolver a capacidade de ordenação, pois é preciso se organizar para colocar uma receita em andamento.

Até noções de matemática são aprendidas para calcular a quantidade de cada ingrediente que será usado na receita.

Com a linha de cozinhas infantis e a coleção Mini chef de comidinhas de madeira, a KforKids oferece uma gama de possibilidade, para vários espaços – seja dentro de casa, em consultórios, escolas, parquinhos, dentre outros – da criança soltar a imaginação, conhecer os alimentos, despertar o interesse por eles e ter uma alimentação mais variada e nutritiva.

 

Entre em Contato

Translate »